Texto e fotos : Juracy Vilas-Bôas

Há ainda duas novas atividades subaquáticas pouco conhecidas em outros lugares do mundo, o SNUBA e a caminhada subaquática. A primeira é a mistura de SNorkeling com scUBA onde as pessoas mergulham apenas com o equipamento básico e uma mangueira ligada a um reservatório de ar na superfície. E a segunda é o “Sea Trek”, uma caminhada pelo fundo do mar onde o visitante utiliza uma espécie de capacete que é o seu suprimento de ar.

 

O que você acha de mergulhar em paredes de corais até os cinqüenta metros de profundidade e ver os restos dos naufrágios do “Mi Dushi I” e o “Morgenster”? Em Aruba isso é perfeitamente possível para mergulhadores de qualquer nível de certificação ou até mesmo não mergulhadores. O responsável por essa grande façanha é o Atlantis VI, um submarino turístico com 20m de comprimento e capacidade para 46 passageiros.


Mas as suas aventuras no mar não estarão completas sem velejar em um dos catamarãs da ilha. São diversas opções que vão desde passeios de um dia completo, incluindo snorkeling e almoço, até saídas ao pôr do sol ou à noite com drinks e jantar inclusos.

Fora d’água, as atrações também são muitas. Uma boa opção é fazer um tour pela ilha em jipes 4 X 4. Assim você conhece praticamente todas as melhores atrações. Entre elas estão a piscina natural, a ponte natural que é a atração mais fotografada da ilha, o farol Califórnia, as dunas de areia, o santuário dos pássaros de bubali, os restos das minas de ouro históricas, formações rochosas e as cavernas de Guadirikiri, Fountein e Huliba, também conhecida como o túnel do amor. No parque Arikok, que ocupa 18% da ilha, estão os pontos mais altos. Animais selvagens e plantas raras (como a famosa divi-divi) e pinturas indígenas podem ser observadas no parque. Quadriciclos e passeios a cavalo também são boas opções.

 

Como não podia deixar de ser, a noite de Aruba é um perfeito retrato do Caribe. Com muitas opções de lazer que vão de bares descontraídos a restaurantes requintados, de festas latinas a cassinos luxuosos, só mesmo o nascer do sol para acabar com a festa.

 

Seja por terra ou por mar, seja de dia ou de noite, Aruba é realmente um lugar imperdível que deve estar relacionado como um dos seus próximos destinos de viagem. Um lugar especial, com infinitas atrações, que proporciona férias inesquecíveis a qualquer turista do mundo.