labelaustralia2.gif (6743 bytes)

Texto e fotos : Juracy Vilas-Bôas

Finalmente chegou o momento esperado. Todos no convés recebendo as instruções para mergulhar em "AMAZING", um ‘point’ que vai até os 40m de profundidade e visibilidade acima dos 40m. Tubarões e grandes cardumes de peixes de todos os tamanhos e cores desfilavam entre os corais. Realmente era uma visão de beleza ímpar. Para completar, uma barracuda de cerca de 1,20m de comprimento nos recepcionou junto ao barco ao final do mergulho. Era tão dócil que quase podíamos tocá-la.

Todas as cores existentes no mundo podem ser encontradas nos corais da grande barreira: azul, vermelho, preto, laranja, amarelo, verde e até mesmo "rosa choque" são comuns.

wallpapernew15.jpg (99405 bytes)
australia05g.jpg (97398 bytes)

Em "NONKI" fizemos um mergulho circular ao redor de um grande pico submerso que vai de 3 a 36m de profundidade. Peixes pelágicos, peixes palhaço, conchas gigantes, corais, borboletas azuis, amarelas e long nose são abundantes.

A Coral Sea Diving Company é a única que opera regularmente em Holmes Reef e garante "30m de visibilidade ou seu dinheiro de volta". Mas eles podem ficar tranqüilos, a visibilidade quase sempre ultrapassa os 40m.

À tarde mergulhamos em "TURTLE GRAVE YARD" e como não podia deixar de ser, vimos uma dócil tartaruga convivendo harmonicamente com tubarões, peixes papagaio, arraias com pintas azuis, peixes leão, sem falar nos corais de todos os tamanhos que são encontrados em todos os ‘points’. Foi um mergulho muito fácil, mas muito bonito também. Aliás, é muito difícil não gostar de algum mergulho por lá.

Após a janta fizemos o nosso primeiro noturno, também em "Turtle Grave Yard". Como todo mergulho noturno, pudemos ver uma vida marinha diferente. Alguns peixes de hábitos noturnos podem ser vistos desfilando pelos corais, enquanto observamos o sono dos diurnos. Como já tínhamos mergulhado lá durante o dia, podíamos ver com clareza essa diferença.

Ao subir no barco, Ruth nos esperava com uma jarra de água quente para jogar dentro da roupa de neoprene, antes mesmo de tirarmos o cilindro. O tratamento era realmente especial.

australia28g.jpg (43044 bytes)

Tomamos banho, fizemos um lanchinho e fomos todos assistir às imagens que Scott fez durante o primeiro dia. Ficaram maravilhosas. O nosso dia estava registrado para sempre.

botaocontinuar.jpg (4843 bytes)