Marinheiros de primeira viagem

Relacionamos abaixo 10 cuidados para evitar problemas comuns,
cometidos até por mergulhadores experientes.

Paradas de descompressão

Muitos mergulhadores sobem à superfície sem o cuidado de fazer paradas de segurança, usando como argumento o fato de ter descido a pouca profundidade.
Esse pensamento está incorreto. É necessário fazer algumas paradas para evitar doenças descompressivas. Em mergulhos rasos faça uma parada aos 5 metros por 3 minutos.

Máscara cheia d’água

Já aconteceu isso com você ? É muito comum acontecer da máscara encher de água e virar um aquário. Mas para evitar esse incomodo você deve tomar alguns cuidados antes de descer.
Antes de passar a tira pela cabeça respire pelo nariz. Seus cabelos também não podem estar por dentro da máscara. E lembre-se, não adianta apertar muito as tiras, pois não é por esse motivo que a água entrará.

Perdendo contato

Ao mergulhar siga sempre seu companheiro pois se vocês se perderem estarão colocando a vida dos dois em risco. Além de nunca mergulhar sozinho, planeje detalhes com sua dupla ou grupo. Manter contato visual e usar sinalização poderá evitar alguns imprevistos.

Uso de faca

Alguns mergulhadores consideram a faca como uma arma contra a natureza, porém esta deve ser vista como uma ferramenta de segurança. Imagine se enroscar em cabos, linhas ou redes e não ter uma faca para se soltar.

Fique de olho

O mergulho proporciona momentos de relaxamento total e isso pode tirar sua atenção em relação ao tempo de fundo, manômetro e profundímetro. Planeje intervalos para checagem dos seus instrumentos com seus companheiros de mergulho e use sinalização.

Visão embaçado

É comum para mergulhadores iniciantes esperdiçar muito tempo tentando desembaçar a máscara.
Pode parecer anti-higiênico, porém cuspir no vidro da máscara evita o embaçamento.

Oh luvinha complicada !!!

Se você vestiu as luvas antes de montar todo o equipamento, parabéns, você é mais um iniciante. Lembre-se de vestir as luvas por último, pois isso facilitará a montagem de todo o equipamento.

Ai meu ouvido !

Durante a descida, seja o mergulho raso ou profundo, tape o nariz, a boca e assopre. Não espere seu ouvido doer para depois fazê-lo.

Apressado come crú

Voltar à superfície antes de todo mundo devido a pouca quantidade de ar comprimido é um erro grave. Ao invés disso, tente economizar o ar ao máximo, relaxando e movimentando sem pressa. Respirar devagar e profundamente fará com que o gasto de ar seja menor. Tente também manter a flutuabilidade a mais neutra possível.

Seja obediente

Alguns mergulhadores iniciantes insistem em desrespeitar os regulamentos e regras internas de uma embarcação. Saiba ouvir e respeite as sugestões e ensinamentos do instrutor para manter a segurança do mergulho, principalmente se o local não lhe for familiar.